Samu de João Pessoa atendeu quase oito mil ocorrências nos três primeiros meses do ano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa já atendeu 7,9 mil ocorrências no período de janeiro até março deste ano, sendo que 49% (4,4 mil) dos atendimentos foram realizados na Capital e os outros 51% em outros municípios da região metropolitana. Os dados são referentes às chamadas que geram ocorrência com envio de unidades móveis.

Entre os principais motivos das ocorrências abertas pela Central de Regulação para o município de João Pessoa, estão os acidentes de trânsito, os casos neurológicos, cardiológicos e psiquiátricos. No primeiro trimestre deste ano, foram registradas 945 ocorrências decorrentes de acidentes de trânsito, ou seja, 21% do total de 4,4 mil atendimentos.

Já os casos neurológicos (539) representam 12% das ocorrências, enquanto os casos cardiológicos (458) correspondem a 10% e os casos psiquiátricos (402) correspondem a 9% do total registrado na Capital. Também foram registrados casos de quedas, mal-estar, problemas respiratórios, agressão física, entre outros.

A diretora geral do Samu, Érika Rivenna, explica que a classificação de risco é um método que auxilia na agilidade e qualidade do atendimento à população. “A classificação de risco é realizada pelo médico, que avalia a necessidade de envio de motolância, unidade de saúde básica ou unidade de saúde avançada. Pode, também, prestar assistência com orientação por telefone, sem precisar enviar equipe ao local de ocorrência, dependendo da situação”, disse.

Modernização – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional de João Pessoa receberá cinco novas ambulâncias para renovação da frota, garantindo agilidade e qualidade na assistência prestada à população da Capital e região metropolitana.

As novas ambulâncias funcionarão como unidades de suporte básico (USB), substituindo outras cinco que tinham a mesma função. A doação das ambulâncias foi autorizada pelo Ministério da Saúde e publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de março.

Estrutura – A estrutura do Samu Regional conta com um total de 15 unidades de atendimento móvel de urgência, incluindo ambulâncias para João Pessoa e região metropolitana. Para a capital, são sete unidades de saúde básicas (USB) e quatro unidades de saúde avançadas (USA). Os municípios de Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita possuem uma unidade cada.

A população conta, também, com sete motolâncias de suporte para os primeiros atendimentos e a Central de Regulação de Urgência (CRU), que realiza a regulação médica para 60 municípios da primeira macrorregião do Estado da Paraíba.

O serviço funciona 24 horas por dia, atendendo a população no socorro e encaminhamento às unidades hospitalares de João Pessoa. Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas dos atendentes que estão de plantão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *