domingo, 25 de outubro de 2026
EDUCAÇÃO

Universidades públicas teriam de planejar vagas para receber todos os concluintes do ensino médio

Proposta em tramitação na Câmara prevê que a conclusão do ensino médio seja suficiente para o ingresso em universidades públicas. O texto retira do vestibular a função de selecionar candidatos e exige que as instituições reorganizem sua capacidade de atendimento.
1000371791-1-768×512-1

Um projeto em análise na Câmara dos Deputados prevê uma mudança estrutural no ingresso às universidades públicas: a conclusão do ensino médio passaria a ser suficiente para garantir o acesso ao ensino superior, sem que o vestibular funcione como mecanismo de seleção entre os candidatos.

A proposta desloca para as próprias instituições a tarefa de organizar a entrada dos estudantes e de criar condições para atender todos os concluintes do ensino médio que buscarem uma vaga. Com isso, o debate deixa de se concentrar apenas na aplicação de provas e passa a envolver a capacidade de atendimento das universidades públicas.

Conclusão do ensino médio seria o critério de acesso

O texto estabelece uma relação direta entre as duas etapas da formação: ao concluir o ensino médio, o estudante poderia prosseguir para uma universidade pública. Nesse modelo, a aprovação em uma prova específica deixaria de ser a condição para disputar uma vaga.

A mudança alteraria a função tradicional atribuída ao vestibular. Em vez de selecionar parte dos candidatos para um número limitado de vagas, o processo de ingresso seria organizado para assegurar o acesso universal ao ensino superior público.

A proposta não trata a conclusão do ensino médio como uma etapa intermediária para uma nova disputa por vagas. O certificado passaria a representar a condição de entrada na universidade pública, conforme as regras previstas no projeto em tramitação na Câmara.

Universidades teriam de reorganizar o atendimento

Com o fim da seleção como filtro, o principal desafio previsto no novo modelo seria a capacidade de as universidades receberem todos os estudantes interessados. A proposta, portanto, transfere para as instituições a responsabilidade de planejar a oferta de ensino, a distribuição dos alunos e a estrutura necessária para o acesso.

Esse desenho modifica a lógica atual de organização das vagas. Hoje, a existência de um processo seletivo permite que as universidades definam previamente o número de estudantes admitidos em cada curso. No formato previsto pelo projeto, a oferta teria de ser organizada em função da demanda formada pelos concluintes do ensino médio.

A proposta também coloca em discussão a necessidade de mudanças na rotina acadêmica. O atendimento universal poderia exigir a revisão da quantidade de turmas, dos turnos de funcionamento e da distribuição dos estudantes pelos cursos, de acordo com a forma como as instituições regulamentarem a medida.

Vestibular deixaria de decidir quem ingressa

O projeto não propõe apenas uma alteração no calendário ou no formato das provas. A mudança central está no papel do processo seletivo. O vestibular deixaria de definir quais candidatos poderiam entrar na universidade pública e quais ficariam fora por causa da concorrência pelas vagas disponíveis.

Ao retirar essa função da seleção, a proposta muda o eixo do ingresso. A universidade passaria a administrar o acesso de todos os concluintes, em vez de usar a prova para reduzir o número de candidatos ao limite de vagas previamente estabelecido.

O texto em análise também separa a conclusão do ensino médio da competição por uma vaga. Assim, o direito de prosseguir os estudos não dependeria do desempenho relativo dos candidatos em uma prova, mas da conclusão da etapa anterior da educação básica.

Tramitação ainda não muda as regras atuais

Por estar em análise na Câmara, o projeto ainda não altera as regras de ingresso nas universidades públicas. A proposta precisa seguir o processo legislativo antes de produzir efeitos e, até que haja uma eventual aprovação e regulamentação, permanecem em vigor os procedimentos adotados pelas instituições.

A tramitação também permite que o texto seja discutido e eventualmente modificado ao longo da análise parlamentar. A forma de implementação, a organização das vagas e as condições para que as universidades atendam à demanda dependeriam das regras definidas durante esse processo.

O debate envolve, portanto, duas mudanças relacionadas. A primeira é acadêmica e institucional: substituir o vestibular como filtro de entrada. A segunda é administrativa: reorganizar as universidades públicas para receber um número de estudantes definido não pela seleção, mas pela quantidade de concluintes interessados em continuar os estudos.

Nova lógica de acesso ao ensino superior

Ao colocar a conclusão do ensino médio no centro do ingresso, o projeto propõe uma nova relação entre a educação básica e a universidade pública. A passagem de uma etapa para outra deixaria de depender de uma disputa nacional ou institucional por vagas e passaria a ser tratada como continuidade da formação educacional.

O modelo previsto exige que as universidades deixem de planejar o ingresso apenas a partir da capacidade previamente disponível. A organização do ensino superior teria de considerar a necessidade de acolher todos os estudantes que cumprissem o requisito estabelecido pelo projeto.

Na prática, a discussão sobre o vestibular passaria a incluir temas como planejamento institucional, oferta de cursos e organização do atendimento. O foco da proposta não estaria mais na escolha de quem ocupará as vagas, mas na maneira como o sistema público poderá acomodar todos os concluintes do ensino médio.

O projeto, contudo, ainda está em fase de análise na Câmara dos Deputados. Por isso, a previsão de acesso universal às universidades públicas representa uma proposta em discussão, e não uma mudança já aplicada aos processos seletivos ou às matrículas do ensino superior.

Fonte: Agência Câmara de Notícias. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.